Como é feito o Santo Daime

Colheita das Folhas e do Cipó

Colheita das folhas e do Cipó

As folhas são denominadas simplesmente "Rainha". São colhidas pelas mulheres e também limpas e lavadas por elas. Neste ritual usa-se uniforme de feitio. Atribui-se a luz do Daime às folhas.

A colheita do Cipó denominado Jagube, é feita pelos homens, que cortam, picam e após batem o cipó até ser totalmente macerado. Atribui-se a força do Daime ao cipó. Os homens também usam uniforme de feitio masculino que é similar ao feminino tendo a única diferença que a saia feminina é azul e a calça masculina é preta.

O Feitio

Após a maceração e a composição na panela com as folhas, o material vai para o fogo num processo que dura em média 5 dias. Após o cozimento, vai para o apuro, depois para a fermentação e por último para o engarrafamento. Assim o feitio é dado por terminado.

O Feitio do Santo Daime O Feitio do Santo Daime O Feitio do Santo Daime O Feitio do Santo Daime O Feitio do Santo Daime O Feitio do Santo Daime O Feitio do Santo Daime O Feitio do Santo Daime O Feitio do Santo Daime O Feitio do Santo Daime O Feitio do Santo Daime O Feitio do Santo Daime O Feitio do Santo Daime O Feitio do Santo Daime O Feitio do Santo Daime