No Santo Daime, os rituais ou sessões espirituais são chamadas de Trabalho e existem diferentes tipos de trabalho que são distribuídos ao longo do ano em um calendário litúrgico.
Trabalho é transformação. Como quando cozinhamos transformamos os alimentos em uma refeição através do nosso trabalho físico, no Trabalho Espiritual somos capazes de nos transformar. Silenciando nosso ego e expandindo nosso coração, somos capazes de grandes transformações e curas.
Cada trabalho que participamos é uma chance de uma nova lição e de uma nova transformação. Para os trabalhos, como o Mestre Irineu nos diz:
“Firmeza no pensamento
Para seguir no caminho
Embora que não aprenda muito,
Aprenda sempre um bocadinho.”
(Hino 71 do hinário O Cruzeiro Universal do Mestre Irineu)
As pessoas que decidiram por fazer parte da Doutrina do Santo Daime são chamadas de fardadas, pois usam uma roupa ritual especial durante os Trabalhos que é a Farda, que são duas: a farda branca, para Trabalhos Festivos, e a farda azul, para Concentrações, Missas e Orações. Homens e mulheres tem fardas específicas.
Fardados(as) e não fardados(as) participam dos Trabalhos da mesma forma. Ambos consagram o Daime e cantam hinário. A diferença é que quem se farda tomou para si a missão de seguir na Doutrina do Santo Daime como um Soldado da Rainha da Floresta, buscando sempre uma postura condizente à essa missão tão importante.
Saiba mais sobre os diferentes rituais da doutrina do Santo Daime.