O Santo Daime é uma seita ou uma religião?

Na realidade, nenhuma das duas. É uma doutrina cuja origem é cristã. Seus fundamentos são idênticos aos do cristianismo primitivo deixado por São Pedro, cujo marco inicial foi o Pentecostes, época em que o enfoque esotérico era maior do que o exotérico.

Qual é a base dessa doutrina?

A Sagrada Família, sendo a Virgem Santa Mãe a grande inspiradora do nosso Mestre fundador Raimundo Irineu Serra; Jesus Cristo o modelo do verdadeiro homem e São José o Pai carinhoso que todos nós queremos ter.

A bebida Santo Daime é uma droga?

Naturalmente que não, pois não vicia e não traz malefício algum para a saúde. Pelo contrário, tem sido um poderoso remédio, usado para vários tipos de enfermidade, principalmente para as comunidades ribeirinhas do Amazonas, onde os recursos médicos chegam a ser inacessíveis.

Seria a bebida Santo Daime um alucinógeno?

Também não. A bebida situa-se no grupo dos enteógenos. Seu poder de ampliar nossos sentidos físicos e espirituais se deve ao fato de despertar a natural química interna, como a serotonina, no nosso organismo, semelhante ao atleta que libera endorfina original do seu próprio corpo.

Quando ingerimos a bebida a gente fica “doidão”?

De forma alguma. O que aumenta é a consciência sobre nós mesmos. Começamos a entender o quanto desconhecemos a nossa própria essência divina e com isso aprendemos uma nova.escala de valor a respeito do mundo e da consequência de nossas atitudes.

É verdade que se fuma “maconha” junto com o Santo Daime?

Se consultarmos os estatutos de fundação do Centro do nosso Mestre Raimundo Irineu Serra, verificaremos que ele era absolutamente contra, e nós o acompanhamos, no que se refere ao uso dessa substância. Primeiramente porque não nos acrescenta e, segundo, porque é proibida por lei e nós temos por obrigação ser cidadãos responsáveis. Também não concordamos com o uso do cigarro e do álcool, porque trazem os mesmos malefícios das drogas ilegais. Recebemos muitos viciados e sempre tivemos um bom índice de recuperação, em torno de 80%. A cura só não é de 100% porque o livre-arbítrio de cada um é respeitado por Deus e, obviamente, por nós.

Cobra-se para se tomar o Santo Daime?

Ele é gratuito, entretanto, aceitamos quem queira colaborar de bom coração. O que deve ficar claro é que esse tipo de contribuição é voluntária, respeitando-se a possibilidade ou impossibilidade de cada um.

Quanto custa o litro do Santo Daime?

O Daime não tem preço, porque é uma dádiva de Deus. O que ele tem é um custo para ser feito. Só as Igrejas filiadas recebem Daime para uso específico ritualístico.

É o Santo Daime um chá?

Na realidade não. É um vinho, conhecido antigamente como o “Vinho das Almas”. Ele demora, em média, doze horas para ser cozido em várias etapas que se sucedem. Para ser fermentado, gastam-se mais quinze dias. A condição asséptica é muito rigorosa, pois, se houver qualquer tipo de contaminação, o seu sabor irá se assemelhar ao do vinagre, o que o tornaria difícil de ser ingerido.